APOSTILA DE HISTÓRIA



Estudar = Ler + Escrever

    Em minhas aulas expositivas, insisto que: tomar notas durante as lições, fazendo resumos, esquemas ou os chamados mapas mentais, é a melhore técnica de estudo que existe (e isso vale para todas as ciências humanas).

    Insisto que o caderno, ao longo do ano letivo, tem que se transformar numa apostila artesanal. Entendo que tão importante quanto aprender a ler é aprender a escrever e ambas essas habilidades se desenvolvem pela prática. Durante a pandemia do COVID-19 comecei então a elaborar essa APOSTILA virtual DE HISTÓRIA para servir de suporte as minhas aulas.

Aqui seguem Temas e Resumos:

  1. Introdução aos estudos históricos
  2. O surgimento do ser humano
  3. Tempo histórico e periodização histórica
  4. Versões Históricas
  5. As culturas paleolíticas
  6. A revolução neolítica
  7. As primeiras cidades
  8. A criação do Estado
  9. De cidades a Impérios
  10. O crescente fértil
  11. O Egito Antigo
  12. O Mundo Grego
  13. As Guerras Gregas e o Helenismo
  14. Roma: da Monarquia ao Império
  15. Os caminhos das Religiões
  16. O Triunfo do Monoteísmo
  17. Introdução a História da África
  18. História e Geografia da África
  19. História da África Antiga
  20. A África Oriental
  21. Os Povos Bantu
  22. Antiguidade da África Ocidental
  23. A Chegada dos Homens na América
  24. Povos urbanizados nativos da América 
  25. A Formação dos Estados Nacionais
  26. Navegar foi preciso
  27. A conquista da América
  28. O Início da Colonização Brasileira
  29. As Missões Jesuíticas
  30. A Mineração no Brasil Colonial
  31. A Reforma Protestante 
  32. O Nascimento da Ciência
  33. O Iluminismo
  34. A Revolução Americana 
  35. A Revolução Francesa 
  36. A Emancipação Política do Brasil
  37. A Proclamação da República brasileira
  38. O Capitalismo no Brasil
  39. O Imperialismo
  40. O Movimento Operário e o Pensamento Socialista 
  41. A Grande Guerra 
  42. Novidades na República Brasileira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui: