O SURGIMENTO DO SER HUMANO

Obra de Salvador Dali
Partindo da ideia de a história é a ciência que estuda o ser
humano ao longo do tempo
, o ponto de partida dos estudos históricos é a investigação sobre as origens dos seres humanos. Aqui uma especificidade das ciências humanas como a História: nosso objeto de estudo somos nós mesmos. O objeto da história é o mesmo sujeito que estuda e faz a história. Isso dá a História um caráter de auto-conhecimento, pois estudando a história conhecemos melhor a nós mesmos. Com isso em mente, costumo afirmar seguidamente que se somos o que somos e estamos aqui fazendo o que estamos fazendo é porque temos história. Se nossa história fosse diferente da que foi, não seríamos os mesmos que somos e provavelmente não estaríamos onde estamos fazendo o que estamos fazendo.

A presença dos seres humanos em nosso planeta é bem recente se levarmos em conta o tempo total de existência do próprio planeta. Os vestígios mais remotos que comprovam a presença humana no planeta terra são escassos fragmentos de ossos, agora fossilizados, deixados para trás, de maneira não intencional, por nossos primeiros antepassados. Não são ossadas devidamente sepultadas, já que esse hábito demorou para nascer como a própria humanidade. Alguns desses restos são sobras de organismos devorados por outros animais predadores que deixaram as evidentes marcas de suas presas em ossos triturados que agora são analisados por especialistas que, entre outras capacidades interpretativas, sabem identificar a diferença de um osso masculino de um feminino.

Os ossos (hoje fossilizados) mais antigos que temos de seres humanos, foram encontrados no continente africano, de onde se conclui, os seres humanos tiveram sua origem entre espécies animais que viviam nessa região do planeta. A análise desses fragmentos fósseis descobertos ainda nos revelam que esses primeiros antepassados humanos eram muito diferente dos humanos atuais, tanto fisicamente quanto comportamentalmente. Por exemplo, esses seres possuíam uma menor estatura. Eram mais baixinhos. Por outro lado possuíam um maxilar e uma arcada dentária mais avantajada e robusta das que possuímos hoje, provavelmente relacionada ao comportamento alimentar que baseava-se em alimentos não cozidos, incluídos ai a carne que entrou para nosso cardápios provavelmente em forma de carniça. Análises nos dentes dão indícios dos hábitos alimentares desses indivíduos. Tinham uma expectativa de vida bem menor e da mesma forma reproduziam em uma idade bem mais precoce que hoje. A gestação e o parto também deixam marcas indeléveis nos ossos das mulheres que aos seis ou sete anos de vida já eram mães.

Resumidamente se conclui que os primeiros humanos nada mais eram do que animais que viviam na África. Dentro desse cenário uma proposta adotada para localizar no tempo o início da história é identificar o momento em que a vida humana, nosso comportamento, passou a se diferenciar do modo de vida animal. O primeiro passo nesse sentido, perfeitamente verificável, foi o momento em que os homens passaram a utilizar suas mãos para criar instrumentos. Assim surgiu o homem, como animal que fabrica instrumentos, usando e desenvolvendo sua habilidade manual para criar utensílios que modificaram e sofisticaram seu modo de vida se comparado a vida dos demais animais da natureza.

As primeiras criações realizadas pelas mãos humanas que podemos verificar são instrumentos de pedras lascadas intencionalmente com o objetivo de produzirem pontas ou bordas afiadas o suficiente para serem utilizadas para manipular outros elementos da natureza como plantas, madeira, ossos e carne de outros animais. Esses instrumentos de pedra, encontrados como vestígios da presença humana em sua forma primitiva, por todos os continentes, foram o primeiro trunfo na evolução da humanidade para se tornar inicialmente o principal dos predadores da natureza e por fim, na mais avançada forma de vida do planeta.

O domínio do fogo foi outra realização de suma importância no processo de humanização. Assim como a fabricação de ferramentas, a utilização do fogo representou um forma de tecnologia que distinguiu a experiência humana das demais formas de vida animal.

Na sequência de criações humanas, possibilitadas pela habilidade manual, que diferenciaram nosso modo de vida da dos demais animais, destaco a invenção dos sepultamentos, que facilitou encontrar os ossos que nos dão pistas dos mais antigos humanos.

Por fim a invenção do vestuário e o desenvolvimento da linguagem falada completaram uma série de invenções que em seu conjunto constituem o que chamamos de cultura. A criação da cultura, diferenciou o modo de vida dos homens da vida animal (da mesma maneira que diferenciou o modo de vida dos grupos humanos entre si). Portanto podemos identificar o início da história com a criação da cultura. Cultura em sentido amplo é todo o ambiente externo ao homem, criado ou modificado por ele. A cultura é o conjunto de criações humanas que nos distingue das formas de vida animal. Interessante notar que a cultura não nasce conosco, é algo criado socialmente, aprendido individualmente e transmitido de geração em geração no convívio social. Pois ainda que as formas de cultura mudem em tempos diferentes em locais diferentes, não muda o fato de que os homens vivem e existem em grupos, em sociedade, desde os primórdios até hoje em dia.

 

CLIQUE AQUI PARA O PRÓXIMO CAPITULO

OU

VOLTE AO ÍNDICE


31 comentários:

Professor Fábio Freitas disse...

E onde fica a história de Adão e Eva nesse contexto?

Anônimo disse...

Daniel da Silveira D. da Silva

As ações, comportamentos e fisionomia dos seres humanos mais primitivos, e dos mesmos porém mais ''evoluídos'' tempo depois é gritante. Passamos de seres irracionais a seres que fabricavam armas para auxilar na sobrevivência(busca por abrigo, alimento, etc). De fato, a capacidade de raciocinar nos deu uma nova forma de ver o mundo a nossa volta.
Creio que a história de Adão e Eva não se encaixe nesse contexo, vendo que na história deles, os dois já foram criados como seres que conhecemos hoje, não passaram por esse processo de evolução, que na minha opinião é mais realista do que o criacionismo.

Anônimo disse...

Esqueci de colocar a turma no comentário acima. T301

Anônimo disse...

Adão e Eva não se encaixam neste contexto de forma nenhuma na minha opinião.Fatos históricos são fatos reais, história bíblica é outra coisa.
Erick Righi T104

Anônimo disse...

Ester Rosa-Turma:201

Acho que Adão e Eva se encaixam em outro contexto, faz parte de uma teoria. Eles fazem parte da história da Bíblia, e a História se baseia em outros aspectos, porém, muitas vezes vemos a religião aparecendo nos acontecimentos, seja em guerras ou em outros. De alguma forma, Adão e Eva fazem parte da História. Se algum dia comseguirem provar a existência de Deus e a teoria do Criacionismo, talvez eles fazem parte por completo da História.

VeridianaPengo disse...

Se compararmos toda a história da evolução humana já pesquisada com a de Adão e Eva, veremos que ela não se encaixa nesse contexto. Isso se dá ao fato de que a teoria criada de Adão e Eva mostra que eles já eram seres evoluídos, como nós, o que contradiz as pesquisas da evolução.
Veridiana T301

Tatiele disse...

Na minha opinião Adão e Eva não se encaixa nesse contexto. A teoria que foi criada sobre Adão e Eva mostra que eles já eram seres evoluídos, e isso acaba contradizendo as pesquisas sobre a evolução. TATIELE TATSCH PRASS 301

Tayane Guerin disse...

Tayane Guerin, 301.
Neste contexto, a história de Adão e Eva não se encaixam, pois de acordo com a bíblia Deus simplesmente cria o homem e após a mulher de sua costela, baseada na criação e não na evolução. Eles surgiram ja evoluídos e socializados, não passaram pela evolução humana.

Anônimo disse...

Lucas B. / 301
A evolução humana é algo impressionanto. Evoluímos na tecnologia, conforto, ciência, entre outras coisas. Porém não evoluímos completamente nos ideais, continuando criando guerras por acreditarmos que uma ideia deve ser melhor que a outra e não conectarmos as duas ideias para formar uma ideia perfeita. Portanto, nós somos a raça mais evoluída desse planeta, mesmo com o nosso maior inimigo, o "preconceito", podemos evoluir mais ainda e derrubar esse termo!

Unknown disse...

Giovana Cauduro. Turma 104. Ruschi
Eu acredito que a história de Adão e Eva não se encaixam nesse contexto, pois não passaram por evoluções, foram "criados" como somos hoje. Isso descarta a evolução na história deles, diferente do texto que fala que as pessoas foram evoluídas.

Unknown disse...

Na minha opinião quando comparamos a história da evolução humana com a história de Adão e Eva vamos ver que ela não se encaixa nesse contexto já que mostra eles como seres evoluídos e socializados, assim como nós, e isso acaba contradizendo as pesquisas sobre a evolução.
Bianca Mendes - 301

Anônimo disse...

Analice Dutra - 301

Acredito que Adão e Eva estão em outro contexto diferente do que foi apresentado, isso porque se há um momento nesse contexto em que eles estariam presentes, seria quando o homem não estivesse aqui apenas buscando sobreviver, pois ele pensaria na sua história e no que poderia ter acontecido.
De fato, o homem pensou, mas a medida que ele pensou criou-se muitos contextos. Reais ou não, achar um ponto de encontro na minha opinião pode ser um pouco difícil.

Unknown disse...

Ana Paula Ribas Rodrigues - turma 201

A evolução humana como espécie é notável,tanto física como comportamental.Somos seres que estamos em constante aprendizado.Crenças como de Adão e Eva,apesar de no contexto do texto não ser algo verídico,existem e creio que são algo que vão além do que se pode ver e provar,algo a ver com a fé e a cultura da qual cada um de nós foi inserido na sociedade que vivemos.O acreditar ou não acreditar em algo,a capacidade de escolher o que quer seguir,é outra característica humana que é interessante e que acaba tornando cada um de nós únicos e especiais,mesmo sendo "iguais" e inegavelmente tendo a mesma origem,seja ela qual for.

Monique disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Monique disse...

Monique Urrutia da Fonseca//102

A história de Adão e Eva não se encaixa neste contexto, pois de acordo com a Bíblia eles foram criados (já evoluídos), pulam totalmente a evolução humana, que é contada pela história do ser humano

Anônimo disse...

Davi da Silva Menezes Turma:101 Na minha opinião a história de Adão e Eva se encaixa no contexto moral ou seja do que e certo e do que e errado que na minha opinião e o que falta na teoria evolucionista uma lei moral que e o que nos distingue dos animais irracionais que lutam pela sobrevivência do mais forte que o que a teoria de Darwin prediz.

Natália disse...

Na minha opinião a historia de Adão e Eva está em outro contexto, na história mostra eles como seres já evoluídos , pulando a evolução humana , não se encaixando nesse contexto do surgimento do ser humano.
Natália dias turma:102

Bruna Haesbaert disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruna Haesbaert disse...

Na realidade em que vivemos e ao longo que vamos estudando a história da humanidade e onde tudo começou, posso dizer que Adão e Eva é mais uma teoria criada em meio a uma fantasia para justificar como o homem e a mulher vieram ao mundo. Todos sabemos que há muito mais descobertas por trás disso do que simplesmente um homem nascer do além e uma mulher de sua costela, mas ainda assim muitos acreditam nessa versão. Porém, estudando com mais profundidade sobre isso, podemos ver outras realidades que fazem mais sentido e assim ver que muito antes da nossa existência tem nossos antepassados que deixaram provas e fragmentos de ossos que nos provam ainda mais que somos a evolução, mas que pra essa evolução fazer sentido verdadeiramente, Adão e Eva não irá se encaixar de jeito algum.
Bruna Haesbaert- 301

Brendha Ferrari disse...

Adão e Eva não podem ser inseridos há esse contexto na minha opinião, pois a história deles é contada de maneira completamente diferente pela bíblia, onde é dito que eles já vieram ao mundo como somos. Acredito que tudo depende de sua crença individual, cada pessoa tem sua opinião em relação a nossa existência. E isso não quer dizer que essas diferentes histórias sejam mentiras, mas também não podem ser verdades, porque não se tem como provar quem está 100% certo, fica então em meio termo, cada um escolhe a história que mais lhe satisfaz.

Brendha Ferrari disse...

Turma 301, esqueci.

Chris disse...

A história de Adão e Eva, por ser de origem bíblica, nunca foi e talvez nunca seja comprovada, o que cria diversas dúvidas sobre o quanto podemos usá-la como uma base para nossa existência, porém, podemos nos dirigir a ciência para remover dúvidas capazes de ser respondidas através de fatos históricos.
A história de Adão e Eva descrevia os primeiros humanos como criações de Deus, capazes de raciocínio lógico e conhecimento básico do ambiente logo em seus primeiros momentos de vida, algo que contradiz a evolução, que por sua vez descreve o ser humano como um organismo que ao passar do tempo foi se desenvolvendo até adquirir capacidades lógicas.
Embora podemos usar Adão e Eva como um cenário de fantasia para descrever as origens de nossa espécie ela não deve ser usada como a história verídica sobre como tudo começou, porém, vale lembrar que cada pessoa tem o direito de acreditar no que deseja. CHRISTIAN RODRIGUES T:301

Beatriz Lopes Licht disse...

A história de Adão e Eva, no meu ver não se encaixa nem um pouco nesse tipo de história, já que ela é uma história bíblica que aparentemente não tem provas, de que existiu sendo assim mais uma teoria do que uma história real. Pois na história de Adão e Eva eles já eram serem desenvolvidos como nos hoje em dia, então meio que estaria contradizendo as pesquisas que foram realizadas sobre a evolução.
NOME: Beatriz Lopes Licht TURMA:301

Ana Paula Uberti disse...

ANA PAULA UBERTI-301
A história de Adão e Eva é uma representação mítica apresentada na bíblia como a origem do povo hebreu que viveu na região do crescente fértil. O aparecimento da espécie humana conforme as evidencias científicas, restos de ossos e objetos de pedra lascada, sugerem que a espécie humana surgiu no continente africano, muito antes da narrativa bíblica. Mas o aparecimento do ser humano, no sentido de humanidade é algo que não se tem muita precisão. Alguns acreditam que foi através da fabricação de objetos, outros defendem que foi através das interações sociais e há quem defenda que o homem se tornou humano quando criou a cultura.

Anônimo disse...

Mell Santos de Campos, turma 101
Adão e Eva não entram nesse contexto pois, de acordo com a bíblia, eles surgiram já evoluídos, pulando as partes da evolução citadas no texto

Unknown disse...

Claiton Giovane Turma: 301
Ao meu ver, todas as religiões tentam suprir as respostas que faltam em questões pertinentes ao ser humano, que dificilmente serão respondidas algum dia, mas de toda forma, para mim qualquer religião é irrelevante, portando o mesmo vale para "adão e eva".
Em razão ao texto, tenho a mesma percepção da teoria evolucionista apresentada no texto, baseada em argumentos e pesquisas cientificas sobre como foi o real surgimento da espécie humana e de quando o homem passou a ser um animal pensante, assim sendo, o diferenciando dos demais.

Eduardo Miranda Corrêa T 105 disse...

Adão e eva nao se encaixam nesse contexto histórico, porque segundo a bíblia Adão e eva foi gerado do nada por Deus, eles nao passaram por nenhuma evolução, só se reproduziram segundo a biblia. Aluno Eduardo Thiello Miranda Corrêa Turma 105

Eduardo Miranda Corrêa T 105 disse...

Adão e eva nao se encaixam nesse contexto histórico, porque segundo a bíblia Adão e eva foi gerado do nada por Deus, eles nao passaram por nenhuma evolução, só se reproduziram segundo a biblia. Aluno Eduardo Thiello Miranda Corrêa Turma 105

Anônimo disse...

Camille de Lima, turma 201.
O contexto do texto diz respeito a evolução do ser humano ao longo do tempo e as suas descobertas, já a história de Adão e Eva não se encaixa nesse contexto porque eles não passaram pelo processo de evolução, mas foram criados por Deus a imagem e semelhança dEle, ou seja, perfeitos assim como nós. Estamos sempre em constante evolução, e por esse fato, creio que todas as teorias existentes tem um valor para cada um de nós, e cada um de nós aceita e acredita naquilo que condiz com nossos princípios e crenças.

Anônimo disse...

Estela Fernandes. T201

Conforme o contexto do texto,a história de Adão e Eva não se enquadra,pois essa história tem origem na Bíblia,onde a mesma foi escrita em duas partes,o velho testamento e o novo testamento.
A ciência da história humana não relata esse acontecimento de Adão e Eva como sendo o início da humanidade.

Unknown disse...

Jade Iasmin Prestes da Silva
Turma =203
Na minha opinião Adão e Eva se encaixam em outro contexto . Fatos históricos são fatos reais, e história é outra coisa.