O JOGO DE TRUCO

Espadão
(As de Espada)

Porque baralhos são cultura e tem história


    Os baralhos, o papel, os livros e as próprias escolas são coisas recentes. Estão todas ligadas a Revolução Industrial.

    Na escola aprendi a jogar Bisca. Com meu avô paterno aprendi a jogar Escova. Os jogos de cartas, como tem sido chamados atualmente, fazem parte da cultura cotidiana das últimas gerações aqui perto de onde moro. No Sul do Brasil é popular o uso do Baralho Espanhol. Bisca, Escova e principalmente o Truco, aqui é com o Baralho Espanhol. Digo principalmente o truco porque em outras partes do Brasil se joga o truco com um baralho normal de 52 cartas. Os jogos com o Baralho Espanhol não passam de 48 cartas.  

    O Truco que ensino, baseado nos manuais do Movimento Tradicionalista Gaúcho, é com 40 cartas. Práticas pedagógicas contemporâneas tem apontado ideias de interdisciplinariedade e transdiciplinariedade, nessa perspectiva jogos de maneira em geral apresentam-se com temas trasversais que podem ser trabalhados em salas de aula.

Bastião
(As de Paus)
    Ensinar Truco (com baralho Espanhol) é a possibilidade de estabelecer uma relação direta entre a cultura popular e a cultura formal das escolas. Saber não ocupa espaço dizia meu avô. O conhecimento das regras, dos meandros e até da matemática de um jogo de baralho é a abertura da possibilidade de metáforas com o mundo.

"33 de espadas, mas perdi de mão"

Diz a letra da rancheira de Telmo de Lima Freitas: "Esquilador".

    Quem sabe o que é embido tem mais chances de entender, desde a tenra idade, o que é um blefe (professor Fábio Freitas).




ATIVIDADES:

  1. Realizar um torneio de tuco em sala de aula;
  2. Criar uma conclusão para o projeto.


OBJETIVOS:

  • Estimular a integração através do jogo.
  • Aprofundar o conceito de cultura.


CONCLUSÃO:

    Os jogos como os de baralhos, sofrem uma certa discriminação, pela fato de estarem normalmente relacionados à apostas e por serem considerados jogos de azar. E por isso, muitas escolas proíbem o uso, mesmo sendo usado de forma recreativa.
    Mas eles podem ser incluídos de forma coerente em certas disciplinas escolares, pois fazem parte da nossa cultura há muito tempo e devíamos aprofundar o conhecimento sobre, ainda mais nos tempos de hoje, que comparado à antigamente, os jogos evoluíram bastante.
    E seria um bom modo de aproximar a comunidade escolar, de forma que tenha interação e que haja uma troca de experiências.

Classificação final após o torneio de duplas:

  • 1º Lugar - Patrick e Brian
  • 2º Lugar -  Lucas e Fabrício
  • 3º Lugar - Larissa e Bruna
  • 4º Lugar- Luis Fabiano e Dionatan

Santa Maria, 09/10/2015.