O jogo de Truco


ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA AUGUSTO RUSCHI


ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO

PROJETO DE SEMINÁRIO INTEGRADO

PROFESSOR: Fábio Freitas

ALUNOS: Luis Fabiano, Dionatan, Lucas, Fabrício, Patrick, Brian, Larissa, Bruna e Manuela.

Turma 201

Santa Maria / 2015


INTRODUÇÃO:

Os jogos são criações culturais humanas. Constituem materialmente produtos das transformações planejadas e executadas pelo homem na natureza. Um jogo representa um emaranhado de códigos humanos que desvendam uma realidade que termina reinventada e re significada, manipulada pelo humano que se apropria dela. Os jogos são intervenções humanas na realidade e no ambiente que habitamos, vestígios da nossa existência sobre o planeta terra. 
Portanto falar em jogos é tangenciar o complexo processo de nossa espécie ao longo do tempo. 

Teorizar a respeito de jogos é uma maneira de aproximar práticas escolares ao mundo da ciência com a possibilidade de aplicar os procedimentos analíticos e descritivos do saber erudito ao mundo cultural e social que nos cerca.

Jogos constituem essencialmente atividades recreativas. E no mundo do capital são mercadorias. Vivemos os desdobramentos da revolução industrial, na era da eletrônica e da internet, quando os hardwares e os softwares surgiram trazendo a tona novas modalidades e possibilidades de jogos. Jogos antigos no mundo de hoje são frequentemente revisitados e reeditados por várias cadeias industriais. Jogos antigos são pura inspiração para a criação de novas modalidades com o uso das interfaces contemporâneas.

O Jogo de Truco as cegas com o baralho espanhol faz parte da cultura gaúcha Sul Americana.
Mas o que mais o estudo de jogos como o de truco, podem nos dizer sobre os homens e o mundo que os criaram?



JUSTIFIATIVA:

A Implementação do Ensino Médio Politécnico nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul e a criação do componente curricular de Seminário Integrado, reservou a alunos e professores a competência para trabalhar com projetos de pesquisa interdisciplinares onde o mundo dos jogos, ou um jogo mais especificamente podem servir de objeto para a análise a partir das mais diversas áreas dos conhecimento trabalhadas tradicionalmente na educação  brasileira.
A ideia desse projeto é investigar a relação do conhecimento tradicionalmente trabalhado pelas disciplinas do Ensino Fundamental ao Médio na nossa escola com um jogo de baralho, tradicional em nossa cultura.



ATIVIDADES:

Realizar um torneio na sala de aula;

Criar uma conclusão para o projeto.


OBJETIVOS:

Reunir a comunidade escolar em clima de integração;

Aprofundar culturas não muito conhecidas.



CONCLUSÃO:

Da para se concluir que jogos como os de baralhos, sofrem uma certa descriminação, pela fato de estar normalmente relacionado à apostas e por serem considerados jogos de azar. E por isso, muitas escolas proíbem o uso, mesmo sendo usado de forma recreativa.
Mas eles podiam se incluir de forma coerente em certas disciplinas escolares, pois fazem parte da nossa cultura há muito tempo e devíamos aprofundar o conhecimento sobre, ainda mais nos tempos de hoje, que comparado à antigamente, os jogos evoluíram bastante.
E seria um bom modo de aproximar a comunidade escolar, de forma que tenha interação e que haja uma troca de experiências.


Classificação final após o torneio de duplas:

1º Lugar - Patrick e Brian
2º Lugar -  Lucas e Fabrício
3º Lugar - Larissa e Bruna
4º Lugar- Luis Fabiano e Dionatan