A REVOLUÇÃO NEOLÍTICA

Quando falamos de revolução estamos falamos de uma coisa importante. Revolução não acontece todo o dia. São poucas as legítimas revoluções na história. Digo isso porque tornou-se comum chamar de revolução acontecimentos que não constituíram de fato uma revolução, como no caso da “revolução farroupilha” que foi, na verdade, uma guerra civil. O objetivo dessa atitude de chamar de revolução o que não foi, é enaltecer os feitos de antepassados, ressaltar como foram importantes, pois com certeza, se foi revolução foi importante.

Revolucionar significa transformar profundamente as coisas como elas estão. Revolver a terra é revirá-la, revolucionar é colocar de cabeça para baixo o que está de pé. Revolução é uma grande e profunda transformação na realidade.

A primeira revolução da história foi a descoberta da agricultura e sua utilização intensiva pelo homem. Entre todas as realizações humanas ao longo do tempo, por seu significado e pelas consequências para a vida social, a agricultura destacou-se por, inaugurar uma nova forma de relação do homem com a natureza transformando-o de mero consumidor de recursos naturais em reprodutor desses recursos, ou essencialmente, em produtor, da mesma forma possibilitou a transformação da sociedade como um todo. A utilização intensiva da agricultura pelos homens para produzir, representou a solução definitiva para o problema da obtenção de alimentos que ocupava a maior parte do tempo dos indivíduos do paleolítico.

Com a agricultura o trabalho de um indivíduo tornou-se suficiente para suprir e alimentar muitos outros. A capacidade produtiva conseguida com o desenvolvimento das técnicas agrícolas (que continua em marcha até os dias de hoje) gerou uma grande quantidade de alimentos que foi a primeira forma de riqueza material acumulável das sociedades humanas.

As práticas agrícolas geraram as possibilidades de estacionamento de populações em lugares permanentes num processo que chamamos sedentarização e que significou o abandono do nomadismo, uma vez que as plantas nascem e se desenvolvem fixas ao solo e os homens que passaram a viver do cultivo delas, fixaram-se também e começam aos poucos a criar residências permanentes. Surgiram nesse contexto os primeiros núcleos sedentários, as chamadas aldeias neolíticas.

Importante salientar que esse processo não aconteceu ao mesmo tempo em todos os lugares do mundo. Como nas demais conquistas tecnológicas da humanidade, do controle do fogo à produção da energia atômica, alguns grupos humanos dominaram essas técnicas antes de outros. Assim grupos caçadores e aldeões agricultores coexistiram por muito tempo em muitos lugares. Os que plantavam tinham que cuidar para que suas plantações não fossem colhidas por outros homens que viviam da coleta. Da mesma forma as plantações tinham que ser defendidas de animais selvagens. As novas sociedades agrícolas tiveram que montar guarda em torno de suas plantações.

A grande produção de alimentos, o chamado excedente de produção agrícola, também possibilitou um grande aumento da população. Mais alimentos alimentavam mais bocas. O excedente agrícola também passou a ser utilizado para aperfeiçoar as técnicas de domesticação de animais, que já tinham se iniciado no paleolítico quando, por exemplo, filhotes de cães (entre outros animais caçadores) foram retirados da vida selvagem para conviver com os humanos para ajudar na caça (dai a origem do melhor amigo do homem). Para domesticar é preciso alimentar e com mais alimentos mais animais passaram a ser criados próximos as novas residências fixas dos humanos que não precisavam mais sair para caçar para conseguir carne e coletar para conseguir ovos, além de desenvolverem uma nova fonte de alimentos dos novos animais domésticos, o leite.

A abundância de alimentos gerada a partir do trabalho agrícola também permitiu que alguns indivíduos do grupo não precisassem trabalhar na produção de alimentos para ter o que comer, assim alguns indivíduos começaram a se dedicar a outras tarefas como o artesanato. É o chamado processo de especialização do trabalho no qual surgem atividades humanas que estão na origem do que hoje chamamos de profissão. Sacerdotes, militares e comerciantes, entre outros tantos artesões especializaram-se em trabalhos específicos. Até os instrumentos de pedra resultam melhorados nas aldeias neolíticas. Teve-se o início uma nova sociedade e um novo período da história, a idade da pedra polida.

 

CLIQUE AQUI PARA O PRÓXIMO CAPÍTULO

OU

VOLTE AO ÍNDICE

22 comentários:

Professor Fábio Freitas disse...

Quando teria começado e quando teria terminado a revolução agrícola?

Anônimo disse...

Daniel da Silveira D. da Silva T301

A descoberta da agricultura sem dúvida facilitou muito a vida dos seres humanos, com a possibilidade de ficar vivendo em um só lugar por longos períodos de tempo ou até mesmo por toda a sua vida. Talvez sem essa descoberta, a forma como as pessoas vivem hoje fosse completamente diferente.
Acredito que a revolução agrícola começou com a própria descoberta da mesma, e seu término seria quando a sociedade começou a ficar menos dependente da agricultura para a sobrevivência, com o início da produção de alimentos em fábricas, por exemplo.

Anônimo disse...

Os estudos arqueológicos apontam que as primeiras atividades agrícolas de deram há aproximadamente 10 mil anos, na região próxima ao Mar Morto.Nessa época da história, os homens migraram do sistema de caça e coleta para a agricultura.Teve seu fim com o início das fábricas e consequente remanejo do homem do campo para as indústrias.
Erick Righi T104

Tatiele disse...

Com a descoberta da agricultura facilitou muito a vida dos seres humanos, com a capacidade de ficar vivendo em um só lugar por longo tempo de vida.
Para mim a revolução começou com a sua própria descoberta, e o término seria quando a sociedade começou a depender bem pouco da agricultura para sobreviver. Tatiele 301

Tayane Guerin disse...

Tayane Guerin, 301.
A revolução agrícola iniciou-se quando a mesma foi descoberta (em períodos de tempo diferentes pois se espalhou pelo mundo gradativamente) e se aproximou do término a partir do momento em que nós encontramos modos de sobrevivência além da mesma, com a descoberta e o crescimento das fábricas e industrias (alimentos sintetizados). Na minha opinião ainda somos dependentes de certa forma, mas não necessitamos deste modo de vida para sobreviver.

Anônimo disse...

Lucas B. / 301
A descoberta da agricultura, possibilitou muitíssimas formas de produzirmos mais tipos de alimentos e várias formas de sobrevivermos. Essa revolução sempre esteve na frente dos nossos olhos, só faltava alguém perceber e ela só vai terminar quando não existir mais a natureza e nem seres humanos.

Unknown disse...

Giovana Cauduro. Turma 104. Ruschi

A revolução agrícola começou assim quando foi descoberta (essa revolução teve começo gradativo, pelo fato de em cada lugar ser descoberta em um período),assim ligando mais o homem com a natureza.
E foi tendo seu fim conforme foram surgindo outros meios, e a tecnologia foi avançado e as pessoas começaram a se tornar menos dependentes da agricultura. É claro que hoje em dia ainda precisamos dela, mas também temos outras alternativas.

Anônimo disse...

Analice Dutra - 301

Segundo o texto, o abandono da vida nômade e o processo de morar em lugares de maneira permanente tem relação direta com as práticas agrícolas. A Revolução Agrícola começou depois do domínio do fogo, no espalhamento de grupos em lugares diferentes, mas não aconteceu ao mesmo tempo em todos os lugares.
Acredito que ela tenha começado nessa época, e terminado com a chegada de novas revoluções que vieram tempos depois. A prática é utilizada até os dias de hoje, mas há uma dependência menor, o que poderia marcar o término da revolução.

Unknown disse...

Ana Paula Ribas Rodrigues - turma 201

Começou com a sua descoberta pelos humanos,levando estes a abandonarem a vida nômade para se fixar em um local propício para suas plantações.Até hoje práticas agrícolas são necessárias,porém a sobrevivência em sociedade atualmente depende de outros fatores superiores à elas.

Monique disse...

Monique Urrutia da Fonseca// 102

A revolução agrícola começou quando foi descoberta (lembrando que ela foi descoberta em tempos diferentes em cada local do mundo). Eu diria que ela não acabou, apenas não é tão necessitada como antigamente para sobrevivência, pois a produção de alimentos em fábricas foi crescendo cada vez mais.

Anônimo disse...

Davi da Silva Menezes Turma:101 a revolução agrícola começou quando o homem começou ter um vínculo com a natureza e daí arranjando fontes de suprimento(alimentos).A revolução agrícola não terminou mais está cada fez mais sofisticada tempo fabricas ,colheitadeiras,indústrias etc.

Anônimo disse...

*tendo*correção

Natália disse...

A revolução agrícola começou quando os homens começaram a ter contanto com a natureza nessa época os homens migraram do sistema de caça e coleta para a agricultura que se espalhou gradativamente. E a partir do momento que surgiram as indústrias e fábricas começou e enfraquecer o sistema agricultor mas não chegando a terminar, ainda somos um pouco dependentes da agricultura mas não a ponto de depender apenas desse modo pra sobreviver.
Natália Dias/ turma:102

Brendha Ferrari disse...

Ao abandonarem a vida nômade surgiram os núcleos sedentários que viviam permanentemente em um lugar específico por um bom tempo e assim tinham relação direta com as práticas agrícolas. A Revolução Agrícola teve início logo após a descoberta do fogo, quando os grupos se espalharam por diversos lugares, e pelo simples fato de estarem espalhados demorou um pouco até que todos descobrissem de fato a agricultura.
Começou nessa época, e acredito que tenha terminado com a chegada da revolução industrial, mas no meu ponto de vista não acabou 100%, pois ainda existem pessoas nos dias atuais que utilização a agricultura própria para subsistência, mas não é mais da mesmo jeito.
Brendha Ferrari - TURMA 301

Beatriz Lopes Licht disse...

Acredito que logo depois que o fogo foi dominado e então os seres humanos se espalharam pelo mundo, que foi possível a descoberta da agricultura e foi aí que eles deixaram a vida nômade. E acredito que tenha acabado com as revoluções industriais.
NOME: Beatriz Lopes Licht T:301

Chris disse...

Com o fim do estilo de vida nômade do homem, foi descoberta a agricultura, essa atividade serviu como principal método de adquirir alimento e esteve presente durante vários períodos históricos, até cair levemente em desuso devido a revolução industrial, a descoberta de tecnologias mais modernas e a migração de camponeses para as grandes fábricas. Porém, até hoje continua sendo uma atividade relevante para nossa sobrevivência, cujos produtos fazem parte de uma dieta saudável para o corpo humano e da composição de vários materiais e objetos. CHRISTIAN RODRIGUES T:301

Ana Paula Uberti disse...

Ana Paula Uberti-301
A revolução agrícola teve início durante o Neolítico quando as mulheres descobriram a possibilidade de produzir os alimentos. A revolução agrícola ainda é um processo em andamento, ou seja ela ainda continua em curso.

Anônimo disse...

Mell Santos de Campos, 101
Provavelmente, ela começou no momento de sua criação, que causou outras coisas como a sedentarização. Ela teria terminado quando as grandes fábricas chegaram e o processo de industrialização começou.

Unknown disse...

Claiton Giovane turma 301
De acordo com o texto, uma revolução tende a ser algo que mude consideravelmente o estilo de vida da população, a revolução agrícola começou no momento em que mudou o estilo nômade de vida para o sedentário. E terminou no momento em que isso estava instalado como algo natural na vida dos moradores da época que agora inclusive podem se aperfeiçoar em outras áreas de trabalho. Apesar de a agricultura vir se aperfeiçoando até hoje, a revolução em si, terminou nessa época.

VeridianaPengo disse...

A Revolução Agrícola aconteceu no mesmo momento em que a agricultura foi descoberta, acabando com a vida nômade, iniciando assim o que chamamos de sedentarização. Com tudo isso, os homens precisavam criar formas de plantar mais, cuidar do seu plantio, protege-lo dos animais e de outros homens, assim a agricultura foi evoluindo até chegarmos na Revolução Industrial, onde a agricultura foi parcialmente esquecida, hoje em dia sentimos o impacto, tanto positivo, quanto negativo desse parcial esquecimento.
Veridiana T301

Unknown disse...

Estela Fernandes T201

A revolução agrícola começou na era paleolítica e tenho como um término na era da chamada "pedra polida" onde o ser humano começou a ter tempo para outras profissões.

Unknown disse...

Jade Iasmin Prestes da Silva
Turma = 203
A revolução agrícola foi um período de mudança no sistema de produção na Europa entre os séculos 18 e 19. ... A primeira revolução agrícola ocorreu 10 mil anos a.C., no período neolítico. Nessa época da história, os homens migraram do sistema de caça e coleta para a agricultura.