Breve hisórico pessoal


Rotina de todo professor e professora , é sair na rua e logo ser saudado por um "oi professor". Segundo o que me disseram, isso persiste até mesmo depois da aposentadoria. E não interessa se deu aula por pouco tempo. Para ex-alunos somos sempre lebrados como professores.
Para aqueles a quem somos apresentado fora da Escola, tem sempre aquela perguntinha: "Professor de quê?".
Ultimamente tenho dito que sou professor de ciências humanas, com especialização em História. De fato já dei aula de Sociologia, Ética e Cidadania, Geografia, Educação Artística, Seminário Integrado, Mundo do Trabalho e Culturas e Tecnologias Digitais.
Dependendo do humor e das circunstâncias, para alguns eu respondo simplesmente que sou professor de TRUCO. (já ensinei isso também) Mas um currículo mais completo (ainda que reduzido) ficaria mais ou menos assim:


Fábio Ribeiro de Freitas, nascido em 22 de abril de 1975, em Rosário do Sul, onde cresci e aprendi a nadar e a respeitar as correntesas do rio Santa Maria. Conclui o antigo 2º Grau, no curso de técnico em contabilidade da Escola Estadual Plácido de Castro, onde iniciei a militância política no movimento estudantil fazendo parte do Grêmio Estudantil Simões Lopes Neto e atuando na União Municipal de Estudantes de Rosário (UMER). Em 1993 ingressei no curso de História Licenciatura Plena da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde além de dar seguimento aos estudos continuei a atuação no movimento estudantil fazendo parte da direção do Diretório Acadêmico Quilombo dos Palmares (DAQUIPALM), do curso de História. Participei de duas gestões do Diretório Central de Estudantes (DCE). Fui representante discente no Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE) dessa Universidade. Em 2001 fui aprovado no concurso público e nomeado professor da rede pública estadual, quando comecei a dar aulas na Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi, onde trabalho até hoje. Nessa Escola concentrei minha experiência profissional. Já integrei o Conselho Escolar e desempenho a função de vice-diretor de turno. Na atualidade, dando seguimento ao ativismo político, atuo no segundo núcleo do CPERS/sindicato. Já compus a direção do núcleo por duas gestões e atualmente participo do Conselho Estadual desse sindicato. Extraclasse, além de blogueiro, ensino e incentivo a prática do xadrez. Nas horas vagas gosto de poesia, música e origami. Tento fazer um pouco de cada coisa e dentro do possível me esforço em ensinar o que aprendi e continuo sempre aprendendo.

MAIS SOBRE