![]() |
Foto retirada das redes sociais digitais. |
Os seres humanos são curiosos por natureza, desde crianças querem saber das coisas e entender o mundo. Perguntas não faltam em nossa existência e essas perguntas revelam essa curiosidade interessada em saber e entender tudo a nossa volta.
A curiosidade das crianças em especial é tão perceptível quanto a alegria e felicidade delas em apreender o significado e o funcionamento de tudo o que puderem.
Cada descoberta provoca uma satisfação em quem descobre.
Na idade escolar os adolescentes tão curiosos quanto as crianças que já foram se questionam e nos questionam sobre a relevância do que lhes é ensinado e as perguntas sobre para que serve esse ou aquele conhecimento são uma constante natural. Querem saber por que lhes é cobrado saber isso ou aquilo. Sempre querem saber. E quem não quer?
De maneira geral todo o conhecimento é útil e faz a gente crescer. Quem conhece mais pode mais, simples assim. Quem conhece mais tem mais alternativas de ações a tomar. Quem conhece mais tem mais recursos para poder resolver problemas, enfrentar dificuldades e superar obstáculos. E o melhor é que conhecimento não ocupa espaço. Podemos conhecer mais e mais sem ficar mais pesados com isso. Talvez o único efeito colateral da acumulação de conhecimento seja a tomada de consciência das injustiças e da imperfeição do nosso mundo o que pode gerar consternação e tristeza, mas para esses casos há formas de conhecimento emancipatórios que servem de antídoto.
O conhecimento histórico é uma forma de conhecimento especial que perpassa todos os outros tipos de conhecimentos humanos e que tem o potencial de reconstituir a formação concreta de cada tipo de conhecimento específico. Acontece que tudo tem história, a ciência nem sempre existiu e tem história, as religiões tem história, as cidades nem sempre existiram e cada uma tem sua história, a humanidade tem história e cada um de nós tem a própria história. O mundo em que vivemos hoje não nasceu assim, nem sempre foi assim, tudo é resultado de uma construção histórica e quanto mais tempo voltarmos no passado mais diferente veremos o mundo e as pessoas que viveram antes de nós. Então se a vida que levamos é assim e não de outra maneira é porque a história a fez assim. Se somos quem somos e estamos aqui é por que temos história. Assim sendo conhecer a história é a melhor maneira de conhecer o mundo em que vivemos agora e portanto é conhecer a nós mesmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui: