![]() |
| Representação do Calendário Maia |
É fevereiro e estamos no Brasil. E fevereiro é um mês diferente. Aqui aprendemos desde criança a contar seus 28 ou 29 dias. Na Rússia isso nem sempre foi assim. Durante a Revolução Bolchevique o país vivia no calendário juliano, aquele criado por Júlio César em 46 a.C. A maior parte da Europa já usava o calendário gregoriano (o nosso). A diferença entre os dois? 13 dias. O novo poder soviético resolveu entrar no século XX de uma vez. Em 31 de janeiro de 1918, os russos foram dormir e acordaram no dia 14 de fevereiro no primeiro ano novo socialista.
Ainda sobrevivem pelo mundo outros calendários que datam e preservam culturas antigas com seus dias, seus meses e até seus anos, de maneira relacionada a percepção do mundo ao seu redor. E em lugares diferentes, todos tem seus dias diferentes, suas datas e seus costumes especiais.
A Etiópia, por exemplo, usa um calendário com 13 meses; 12 de 30 dias e um de 5 (ou 6 se o ano for bissexto). O Ano Novo etíope é celebrado no dia 11 (ou 12 se bissexto) de setembro no nosso calendário. A Etiópia é um dos poucos países africanos que nunca foi colonizado, o que permitiu a preservação de muitos elementos antigos de suas tradições incluindo seu próprio calendário. E falando em calendário próprio e em soberania para manter suas tradições, vamos falar um pouco do antiguíssimo calendário chinês.
Não sei exatamente que dia é hoje na China. Nem o mês, só o ano nos basta. Enquanto no Brasil e nos Estados Unidos estamos no ano de 2026, a China já está em 4724. A origem lendária do calendário mais antigo do mundo ainda em uso, remonta ao Imperador Amarelo (Huang Di) que teria introduzido o primeiro sistema de contagem do tempo. Diferente do nosso calendário cristão europeu, puramente solar, o calendário chinês é lunissolar e leva em conta tanto os ciclos da Lua quanto o movimento do Sol:
Cada mês começa na lua nova e tem 29 ou 30 dias. Um ano comum tem 12 meses lunares, totalizando cerca de 354 dias. Para acompanhar os anos solares e as mudanças das 4 estações é acrescentado um mês extra aproximadamente a cada três anos. Assim como nosso fevereiro ganha um dia, o calendário chinês ganha um mês inteiro.
Uma outra diferença da cultura chinesa relacionado ao seu calendário é sua visão zodíaca. Na China o signo de uma pessoa é determinado pelo seu ano de seu nascimento. Os signos são 12 animais, na ordem: 1 Rato, 2 Boi, 3 Tigre, 4 Coelho, 5 Dragão, 6 Serpente, 7 Cavalo, 8 Cabra, 9 Macaco, 10 Galo, 11 Cão e 12 Porco. Uma lenda conta que Buda convocou todos os animais para uma reunião, mas apenas 12 compareceram. Em gratidão, cada um ganhou um ano no ciclo do zodíaco.
Por fim sobre o dia de hoje posso dizer que deve estar ensolarado lá na Arábia Saudita com seu calendário islâmico, baseado na observação da lua. Todo mês se inicia com a Lua nova, que naquele ponto geográfico do mundo é vista de maneira singular. São 12 meses de 29 ou 30 dias, totalizando 354 ou 355 dias por ano. Isso significa que o ano islâmico é cerca de 11 dias mais curto que o nosso. E resumidamente para saber que dia é hoje para muçulmanos pelo mundo inteiro, é preciso observar a lua, que claro, é vista no mesmo dia de maneira diferentes em lugares diferentes do globo que habitamos. Mas, aproximadamente, durante o nosso fevereiro de 2026, o calendário islâmico está no meio do ano de 1447, caminhando do mês de Sha'ban, para o mês sagrado do Ramadã que começa quando a lua nova for avistada no céu, quer dizer que o dia muda ainda de dia, não a meia noite como estamos acostumados.
No fim das contas, se você não sabe que dia é hoje, não se preocupe: a culpa não é sua, é da humanidade que ainda não conseguiu entrar num acordo sobre como contar o tempo. Enquanto uns seguem o Sol, outros preferem a Lua, e outros, por incrível que pareça, se dedicam a um caminho do meio budista. O resultado é esse festival de datas, anos e eras que vivemos. Mas essa diversidade tem um lado interessante: a chance de celebrar o ano novo mais de uma vez por ano. E outras datas importantes também. Basta viajar e você logo encontra um feriado. No Brasil, agora é tempo de Carnaval. Pronto. Não precisa saber mais muita coisa para aproveitarmos esse dia.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui: