"A Estudante de" Anita Malfatti |
O Dia do Estudante e a data de 11 de agosto foi instituído pelo decadente estado oligárquico brasileiro em lei no ano de 1927. O dia 11 de agosto referia-se a data de fundação das duas primeiras instituições públicas de ensino superior do Brasil durante o reinado de Dom Pedro I, as faculdades de ciências jurídicas de Olinda e São Paulo.
Os Estudantes, as Instituições, professores Faculdades e Escolas são ingredientes fundamentais do mundo atual. Estudantes são personagens essenciais da educação e protagonistas da nossa história. A Criação de entidades estudantis como a União Nacional dos Estudantes, UNE, de abrangência nacional, além de órgão locais como os centros e diretórios acadêmicos, além dos grêmios estudantis, nos dão prova viva da participação estudantil em momentos cruciais da vida brasileira como na campanha do PETRÓLEO É NOSSO e no IMPEACHMENT de Collor. Na luta contra a ditadura militar a atuação dos estudantes e de suas entidades preencheu mais algumas páginas das histórias de lutas do nosso povo.
O merecido Dia do Estudante também se justifica à medida que sua celebração evoca a reflexão sobre a questão da educação. Direito reivindicado e conquistado pelos movimentos sociais resultantes da atuação política de nossos antepassados, que mesmo alijados de direitos e alienados da riqueza que produziram, legaram para o presente inúmeras conquistas. A Educação foi uma conquista e todo estudante deve encarar a escola como uma conquista. A escola é e tem que ser encarada assim, como um lugar por onde passamos, crescemos e nos tornando melhores, um lugar especial onde cada um pode aperfeiçoar a si mesmo, uma oportunidade ausente da vida da maioria dos nossos antepassados.
Como professor (e ex-estudante logicamente) sinto-me na obrigação moral de nesse dia apresentar alguns conselhos e reflexões que vão para além do conteúdo da sala de aula:
“Carpe diem” é uma conhecida expressão latina que pode ser traduzida com “aproveite o dia”, é um bom lema para um estudante, na verdade uma atitude que se pode aconselhar universalmente para toda a humanidade. Aprendi que aprender é uma boa forma de aproveitar o dia. Quando se aprende se aproveita melhor.
A escola como um local de aprendizado é um ambiente socialmente e historicamente constituído. Quer dizer que nem sempre existiu e quando começou a existir não era assim como é hoje. A escola de hoje e espero que mais a do futuro, é um local para colher momentos e aproveitar o dia. Certamente no futuro as Escolas das novas gerações serão tão mudadas em relação as que conhecemos quanto as escolas atuais são diferentes das que formaram nossos mestres. Mas daqui para frente toda escola será uma conquista e mesmo uma escola ruim será sempre melhor do que um cenário sem Escola. Por isso digo mais uma vez, aproveitem a Escola. Aproveitem as oportunidades e trabalhem para que outros possam usufruir melhor da nossa evolução.
Aproveitem os professores. Os professores existem para colaborar com a caminhada dos estudantes. Orientar, aconselhar, conviver numa relação que é historicamente cada vez mais horizontalizada à medida que os estudantes avançam em seus estudos. Como a luz do dia os professores tem que ser aproveitados. Alguns tem que ser testados, outros devem ser respeitosamente tolerados e outros, talvez a maioria, devem ser simplesmente acatados. Alguns professores dão ótimos amigos e colegas. Mas todos, cada qual a sua maneira, tem que ser aproveitado. Aproveitem o dia, aproveitem a escola, aproveitem os professores, aproveitem os colegas, não deixe de aproveitar o presente para solidificar a esperança por um futuro melhor.
Professor Fábio Freitas