![Obra de Tarsila do Amaral](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEghbpwXU09Wsz1D5vG2TUhOJ-AGKvlSqfzxIdBFFaLW-jVuk5fioE6rhGW_XYC3sCjpTeTtBZQnr65lkQQBH0WsuicrPt3E4t7afks4w4jSE39LK9v4sj-HsQEj5ublrpXtoQd12h7eTM1k/s320/Imagem1.jpg)
Oficialmente moramos na República Federativa do Brasil, esse é o nome completo e atual da nossa nação. Não somos o único país que se chama de República Federativa, mas somos os únicos do mundo denominados de Brasil.
Nem sempre foi assim. O primeiro nome em português que tivemos para o nosso território foi “Ilha de Vera Cruz”, isso porque a primeira expedição catalogada de portugueses para essa região chegou à conclusão equivocada de que isso aqui era uma grande ilha. Posteriormente os portugueses se deram conta do erro e começaram a chamar esse território por outros nomes como “Terra de Santa Cruz”. Mas também nesse tempo os portugueses começaram a extrair em grande quantidade das nossas matas a madeira de uma arvore chamada por eles de pau-brasil devido a coloração avermelhada dessa madeira.
Na Europa uma das principais utilizações do pau-brasil era para tingir tecidos de vermelho. A extração dessa madeira era feita com o auxílio de índios que fizeram amizade com os novos visitantes da terra. Os portugueses ofereciam “presentes” ao índios que cortavam a madeira, a transportavam até a praia, aguardavam os navios portugueses chegarem e os ajudavam a embarcar a carga nos navios. Esses índios começaram a ser chamados pelos portugueses de brasileiros.
Então o povo que habitava esse território começou a ser chamado de brasileiro antes do próprio território ser chamado de Brasil. Passado mais algum tempo essa terra que vivemos passou a ser chamada de Brasil. A parte da República Federativa surgiu mais tarde. É outra história que completa essa.