Fim das férias e do calor que assolou nosso verão gaúcho. A rede
pública estadual de educação está dando início a um novo ano letivo. Recomeçam as aulas e de maneira geral é um tempo de recomeçar. Sempre é tempo de recomeçar. Estamos no início do ano e os votos de felicidade e prosperidade se
proliferam tanto entre nossas saudações e cumprimentos quanto num desejo
coletivo de que as coisas mudem para melhor e que as coisas ruins que vivemos no passado fiquem para trás. Nessas horas de recomeço que marcam nossa vida é sempre bom desejar um bom recomeço para quem nos acompanha e querer o mesmo para nós mesmos.
Querer que as coisas ruins fiquem para trás não é esquecer o passado, é aprender com ele. Ter sempre a coragem de recomeçar não significa ter que começar tudo de novo. Se alguma coisa estiver errado na trajetória, as vezes uma pequena recuada permite nos orientarmos e por fim tomar o rumo correto rumo ao sucesso. Estar perdido não significa que todo o caminho desde a saída foi mal traçado. Tem coisas no passado que devemos saber valorizar. Se toda grande caminhada começa com o primeiro passo sugiro que ele seja com o pé direito.
Mais do sugerir, aconselhar e desejar sucesso e tudo de bom na volta as
aulas, mais do que apenas querer é necessário fazer por onde. Não adianta
apenas boas intenções precisamos de boas intenções mas, precisaremos sempre de
ações concretas que construam a realidade que desejamos. Eu acredito na força criadora do trabalho. Quero e espero um
bom ano de trabalho profissional como professor. Desejo para mim e meus colegas
e para meus alunos, mas mais do que desejar estou fazendo minha parte:
Se desejamos que coisas boas aconteçam (e quem não deseja) precisamos trabalhar para que isso aconteça. Fazer por onde. Fazer a sua parte. Não só falar, fazer. Fazer para que outros façam, fazer para que tudo de certo. Se esforçar para fazer melhor do que já fez, se superar, melhorar para que tudo melhore.
Jogo xadrez desde a época que só era estudante, agora que além de continuar aprendendo, ensino e incentivo o esporte. Eu desejo um grande evento enxadrístico em minha escola. O xadrez estará presente como oficina do programa ESCOLA ABERTA todos os sábados a tarde do ano.
Como professor além de desejar posso planejar um bom ano com vitórias para meus alunos. Planejar e fazer acontecer. Palavras de incentivo, força, perseverança, uma ano com vitória para todos. Se vencerem os melhores que estejamos com os mesmos.