PIZZA PASSO A PASSO

mise en  place
Pizza é massa e cobertura. 

    Começamos com a massa que demora mais tempo para ficar pronta. Eu costumo fazer uma porção que dá para 3 pizzas e que podem ser utilizadas em dias diferentes. Sim a massa pode ser guardada na geladeira e dura dias. Há quem inclusive prefira e defenda a ideia de “maturar” a massa para torná-la mais digestiva.


INGREDIENTES:

  • Farinha de trigo (4 xícaras)
  • Fermento (8 colheres pequenas do fermento biológico seco – claro dá para usar um tabletinho ou um envelopinho)
  • Água (aproximadamente 1,5 xícaras – isto está relacionado a qualidade da farinha)
  • Sal (4 colheres pequenas)
  • Açúcar (é opcional só para dar uma cor na massa assada + ou - 4 colheres de sopa)

MODO DE PREPARO:

    Eu começo hidratando o fermento, colocando ele (e o açúcar se utilizarem) em um recipiente com água. Interessante é deixar de um dia para o outro para usar, mas dá para colocar numa vasilha o fermento (e o açúcar) e acrescentar água morna.
    Depois é misturar esse fermento hidratado com a farinha e o sal. Esse é o trabalho duro, misturar e sovar até obter uma massa que, embora macia e úmida, não grude na mão. Geralmente o líquido é adicionado aos poucos na farinha. Eu tenho utilizado a técnica de ir misturando a farinha (e o sal) no líquido com fermento, mexendo com a colher de pau. Vou acrescentando a farinha aos poucos até o ponto de poder desgrudar a farinha da colher e trabalhar só com as mãos. Começo na vasilha e depois vou para a mesa para trabalhar essa massa, depois volta a massa para a vasilha, cubro com um pano e deixa ela quieta fermentando. Ela está pronta para estender e colocar na forma depois de crescer bastante. É interessante deixar fermentar de um dia para o outro, mas minha avó usava fazer uma bolinha com a massa e colocar em um copo de água, quando a bolinha subir para a superfície para boiar a massa está pronta para uso. 

fermento água e açucar
+farinha e sal



 

sovada
fermentada depois de longo descanso


 

 

 

 

 

 

 

 

    Depois é untar a forma com margarina (é a melhor forma de untar para qualquer receita).

forma bem untada

    Esticar a massa para dar a forma da forma é outro passo sensível. Utilizo e recomendo o bom e velho rolo, mas dá para estender só com a mão e desenvolver essa técnica. Mas o rolo (ou similares como garrafas que muito já usei) é simplesmente mais prático.

    Para não ter que enformar depois, tenho estendido a massa dentro da forma mesmo. Tem a técnica mais apurada de fazer uma borda recheada, mas não vou entrar nesse meandro. (esqueci a foto aqui)


Cobertura: 

    Aqui se define o tipo de pizza, e a variedade de possibilidades estimula a criatividade e a originalidade de cada um – minha sugestão é fácil e prática.

Ingredientes e modo de preparo.

    Molho de tomate (como fazer um molho caseiro é uma ciência a parte, tenho comprado os saches de molhos prontos e pronto. Um sache de 340g dá para as 3 pizzas dessa receita)

    Bon appétit
  • Fatias de presunto
  • Fatias de queijo
  • Ovos cozidos e fatiados
  • Pitadas de orégano 

É colocar por cima e vamos ao forno.

20 minutos num forno preaquecido devem ser suficientes para coroar um trabalho que no total leva bem mais tempo. 

Rendimento em porções fatiadas para 3 pessoas. Para 4 pessoas recomendo fazer duas pizzas.


Um comentário:

Comente aqui: