SARDINHA COM PÃO

pãozinho folhado e recheado

    Isso que é sanduíche! O pão é comprado, não tenho como competir com a padaria. Mas o recheio, uma sardinha tipo escabeche feita em casa, é a recomendação. Para acompanhar no verão, uma boa limonada, ou no dia a dia um simples café.


INGREDIENTES:

  • 800 gramas de sardinhas evisceradas e sem cabeças (umas 10 sardinhas)
  • 2 cebolas grandes
  • 2 tomates grandes
  • meia chicara de suco de limão, vinagre ou vinho branco (recomendo!)
  • uma chicara de azeite
  • sal a gosto
MODO DE PREPARO:

    Dá para fazer o preparo com as sardinhas como saem do pacote, mas recomendo tirar os espinhaços. Basta abrir os peixinhos pela barriga, introduzindo a ponta de uma faca pelo buraco da cabeça e fazer o corte pressionando sobre uma tábua (tem uns espinhos que estralam nessa hora).


    Ai é espalmar e retirar o espinhaço com os dedos. É só localizar a ponta do espinhaço no “pescoço” e ir puxando. Desde que não esteja congelada, sai com muita facilidade até a ponta da cauda onde fica mais grudada e ai um pequeno corte resolve.

    Fui fazendo esse procedimento em cada uma das sardinhas e colocando elas em uma forma, onde as banhei, uma a uma, com vinagre de vinho branco e acrescentei uma pitada de sal. Qualquer vinagre serve, até mesmo o suco de limão, mas atente para não deixar muito ácido o paladar.


sardinhas espalmadas e sem o espinhaço

    Ai vem a panela de pressão. Óleo no fundo e acima uma camada de rodelas de cebola, outra camada de sardinhas (que voltei a fechar depois de retirar os espinhaços e temperar bem). Deram umas seis sardinhas então veio outra camada de rodelas de cebola e de tomate (que sempre descasco) e as sardinhas restantes sobre as quais novas camadas de cebola e tomate. Mais óleo por cima e um pouquinho mais de vinagre para garantir.

    Fechar e levar ao fogo. Pegou pressão logo, deixei uns 12 minutos na pressão e desliguei e deixei a panela ali quieta até o dia seguinte.


Aqui já pontas para o consumo

    Geralmente faço isso de noite para me servir pela manhã e ter um bom desejum. Ao acordar é ir para a cozinha abrir a panela; Cortar um pãozinho ao meio e colocar uma sardinha aberta com um pouco do molho da panela.

Um preparo tranquilo

Outras possibilidades de degustação dessa sardinha são possíveis. Estou aberto a sugestões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui: