"Uma escola pública com características de escola particular"

Ando muito chateado com o que ando ouvindo nos discursos dos meus patrões. O governo federal corta verbas e estingue o programa mais educação das escolas. O governo do estado aterroriza a vida (e até o mais legítimo e básico direito de todo o trabalhador: o salário) de todo o funcionalismo e mas acentuadamente na parte mais arrochada financeiramente que é o magistério e os funcionários de escola. E para completar o final do ano (que sei ainda promete até terminar de verdade), uma colega querendo exaltar nossa escola, me aparece com essa pérola. Mereceu até texto no blog.
Ando chateado mesmo. Parece até que tudo está conspirando contra o que penso e o que sou. Sou formado em escola pública, em universidade pública, dou aula em escola pública. defendo desde pequeno a educação pública gratuita e de qualidade. Conheço também a educação particular, meus filhos (contra minha vontade diga-se de passagem) estudaram e estudam em escolas particulares. Então acho que posso fazer uma boa diferenciação entre as escolas públicas como o Augusto Ruschi, o próprio Maneco em nossa cidade e a Fundação Liberato em Novo Hamburgo, das escolas particulares que conheço como a Escola Marista na Nova Santa Marta e os Colégios Santana e Fátima ainda em nossa cidade.
A primeira grande diferença que vejo entre esses tipos de escola está na Gestão Democrática.
Olha a escola particular tem dono que é quem dirige, dá a linha político pedagógica e tudo o mais, a escola pública, como o próprio nome diz, por ser de todos, a direção é eleita democraticamente, o que foi uma conquista histórica dessas instituições que são financiadas pelo governo.
As escolas particulares possuem uma gestão profissional, e funcionam ainda que com fins filantrópicos com uma lógica empresarial. As escolas públicas não tem clientes, tem contribuintes, tem cidadãos que ali estudam. Enquanto as escolas particulares estão inseridas no mercado, as escolas públicas estão inseridas em comunidades que participam "democraticamente" do funcionamento, da tomada de decisões administrativas e da elaboração do Projeto Político Pedagógico de cada Escola.
Não posso aceitar quieto e sem protesto que uma escola pública como a minha seja dirigida como uma escola particular e não concordo que nossa escola por ser bela e bem cuidada, seja comparada esteticamente com uma escola particular, pois sei bem que essas políticas neoliberais que vigoram com força nesses tempos de hoje e que não param de me chatear, tem na privatização um objetivo e podem usar a questão da aparência como estratégia de marketing para vender essa mercadoria. MINHA ESCOLA NÃO ESTÁ A VENDA.

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